quarta-feira, 1 de abril de 2009

Green Box - Casa Sustentável na Construmat Barcelona

Caros amigos,

Neste mês de abril será realizada mais uma Missão Técnica Construmat Barcelona. Na Construmat deste ano será apresentada a casa-conceito Green Box, projetada para alcançar o mais alto nível de sustentabilidade. Visitaremos a feira e a casa no dia 20 de abril. Depois trarei mais informações. Por enquanto trago aqui matéria a respeito deste interessante projeto.

GREEN BOX - A Casa-Jardim sustentável do Futuro

O arquiteto Luis de Garrido apresenta seu mais recente protótipo de casa sustentável, GREEN BOX, na cidade de Nova York (terça-feira, 21 de abril, no Museu GLASSHOUSE, em Chelsea Arts Tower, 545 West 25th Street). A casa será construída em Barcelona na Feira Internacional da Construção “Construmat 2009” (apresentada dia 23 de abril, na feira que se exibe do dia 20 ao 25 de abril, no Recinto Gran Via, Palacio 1, calle Botánica 62, Fira Catalunya, Barcelona).

GREEN BOX é a primeira Casa-Jardim modular, pré-fabricada, reutilizável, transportável, com ciclo de vida infinito, bioclimática, com consumo energético zero, e que não gera resíduos.

Devido às suas avançadas características GREEN BOX se construirá apenas em 15 dias (de 4 a 19 de abril), e o processo poderá ser visto em tempo real pela internet.

O edifício inclui no seu interior uma Exposição Multimídia de Projetos de Arquitetura Sustentável e de Habitação Social Sustentável, de Luis de Garrido (“Arquiteto do ano 2008” pela ISBA) “Naturezas Artificiais VI”.

…………………………………………………………………………………………………………………

A Associação Nacional de Arquitetura Sustentável (ANAS), junto com a Associação Nacional para a Casa do Futuro (ANAVIF) e o Diretório Nacional de Empresas para a Arquitetura Sustentável (DINAS) apresenta no próximo dia 20 de abril esta especial casa que, sem dúvida, será o centro de atenções da Feira “Construmat 2009”.

Desenhada pelo arquiteto Luis de Garrido (recentemente eleito como “Arquiteto do ano 2008” pela Internacional Steel Building Association ISBA, e o Americam Institute of Architects AIA), a casa poderia ser uma referência internacional de arquitetura sustentável, já que cumpre de forma exaustiva com todos os indicadores de arquitetura sustentável conhecidos. De fato, Luis de Garrido afirma que GREEN-BOX é o edifício que mais se aproxima ao seu modelo conceitual e arquitetônico de “Naturezas Artificiais”.

Além de seu caráter totalmente ecológico, a casa é muito econômica. Sua construção custa metade da construção de uma casa convencional, aproximadamente 550 euros/m2, pelo que poderá ser convertida num modelo construtivo para o novo sistema social e econômico.

A casa tem um consumo energético zero de energias convencionais, e se auto-regula termicamente devido ao seu desenho bioclimático, e ao seu ótimo aproveitamento de energia geotérmica e solar. Do mesmo modo, o desenho e construção da casa foi realizado com o objetivo de reduzir ao máximo seu consumo energético, tanto no processo de construção, como no processo de desmontagem.

Todos os componentes da casa foram desenhados de forma modular para serem montados “a seco”. Desse modo, tanto na construção quanto na desmontagem não gera nenhum resíduo, e todas as peças poderão ser novamente reutilizadas.

Assim, reparando ou substituindo cada uma das peças, a casa tem um ciclo de vida infinito. Ou seja, sua vida útil é infinita.

A estrutura da casa foi realizada com painéis pré-moldados em concreto armado, painéis estruturados de madeira e concreto e painéis metálicos. Todos eles com o objetivo de representar, num mesmo edifício, o três sistemas mais adequados de construção modular pré-fabricada (metal, madeira e concreto).

Não obstante, e apesar de todas as características descritas, sem dúvida, o elemento mais importante e singular do GREEN BOX é a cobertura ajardinada inclinada e o jardim vertical.

Ambos jardins foram compostos a base de espécies vegetais nativas do mediterrâneo, o que assegura que necessitem de mínima água (neste caso chuva), e que sua beleza seja permanente, todos os dias do ano. Conseqüentemente não necessitam de manutenção.

A cobertura ajardinada inclinada permite que a casa se integre à qualquer entorno, já que se estabelece como prolongação do solo circundante. Ao contrário, o jardim vertical erguesse com orgulho, reconhecido como ícone da casa. Este jardim vertical se encontra no pátio interior.

Devido à suas avançadas características GREEN BOX se construirá em apenas 15 dias, na cidade de Barcelona. Será desmontada em 7 dias, e será transportada a Toledo, onde permanecerá de forma definitiva.

Mais informações sobre as próximas Missões Técnicas Construmat Barcelona em: http://www.ecobuilding.com.br/ ou http://www.arqtours.com.br/.

2 comentários:

l3utterfish disse...

De verdad , no os dejeis engañar por la propagandística Green (STUPID) Box de Luis de Garrido

R. Rocha disse...

maravilhoso. as pessoas deviam conhecer melhor o trabalho do arquiteto Luis de Garrido.