sexta-feira, 15 de maio de 2009

Roger E. Frechette projetando com eficiência .

Roger E. Frechette, Sustentabilidade no SOM

O Skidmore, Owings & Merryl LLP é um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo, com milhares de arquitetos em escritórios espalhados em 4 continentes.
Frechette Roger é o diretor responsável pela área de Construção Sustentável do SOM, baseado em Chicago. Em suas palestras, Roger defende a idéia que a o partido da edificação é conseqüência de sua perfomance.
Nós teremos a satisfação de assistir uma de suas apresentações aqui no Brasil em julho. Roger Frechette confirmou o aceite a nosso convite e virá compartilhar suas experiências na edição de São Paulo do Fórum EcoTech, em 15 de julho de 2009.

O grupo coordenado por Frechette concentra a sua concepção sustentável em quatro áreas principais: redução (redução da energia consumida), regeneração (recuperação de calor e água de sistemas na construção), a absorção (tocando em fluxos energéticos naturais na região como vento e sol) e geração ( utilizando micro turbinas e células combustível para gerar energia para a construção no local).

Frechette defende a idéia de que devemos aproveitar e absorver elementos como vento e chuva, os quais em muitas situações na maioria das edificações, não são tratados com importância e são muito mal aproveitados.
Veja a seguir casos singulares de grandes projetos coordenados pela equipe de Frechette pelo SOM: o primeiro pretende se tornar o primeiro grande edifício zero net energy, ou seja, a ser capaz de produzir energia equivalente à que consome. O segundo, alcançou este mês de maio de 2009 o posto de mais alta estrutura já construída pelo Homem, portanto, o maior edifício do mundo.


Pearl River Tower
Guangzhou, China Guangzhou, China

Em 2005, a OMS apresentou planos para uma nova sede em Guangzhou torre que incorporam as mais recentes tecnologias e engenharia sustentável know-how, o projeto baseia-se em subir uma torre que poderia reduzir significativamente a sua dependência do infra-estrutura da cidade, ou, se possível, eliminá-la.
Programado para a sua conclusão em 2010, com 71 andares, sua obra inclui um grupo diversificado de projetos que vão desde laboratórios, aeroportos, hospitais, edifícios acadêmicos, e escritórios corporativos para edifícios públicos e museus.

A construção é orientada para favorecer a coleta do vento predominante pelas aberturas na fachada, onde turbinas eólicas geram energia para aquecimento e ventilação. O edifício prioriza a utilização de iluminação natural, usa células solares na fachada para coletar a energia solar, e teto radiante nos pavimentos tipo, para controle de temperaturas internas. O edifício terá uma redução de 58 % no consumo de energia do edifício, com o uso destas tecnologias.
Dados do Projeto:
Conclusão Ano: 2010
Área do terreno: 10,635 m 2
Área do projeto: 214,100 m 2
Altura: 309,60 m
Número de pavimentos: 71

Dubai, Emirados Árabes Unidos

O Burj Dubai está no centro de um grande empreendimento imobiliário que está sendo desenvolvido em Dubai e será o edifício mais alto de todo o mundo, com conclusão em 2009 (este mês suas estruturas alcançaram o ponto mais alto).
O design combina influências culturais com tecnologia de ponta, que apresenta índices de baixo consumo energético, atingindo alto desempenho. Seu partido foi dimensionado na vertical para minimizar o impacto do vento sobre a torre.

O Fórum EcoTech é o maior evento técnico voltado para a sustentabilidade na construção de edifícios já realizado no Brasil. Além de Roger Frechette, participarão da edição de São Paulo Manuel Martins, Marcelo Roméro, Nelson Faversani Jr., Nelson Kawakami e Roberto Loeb.
Por Bruno Bertante de Moraes e Antonio Macêdo Filho, com referência nos sites: http://www.som.com/, http://www.mccormick.northwestern.edu/

Nenhum comentário: