quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Processo Aqua Habitacional

A Fundação Vanzolini lança certificação de construção sustentável para edifícios residenciais e conjuntos habitacionais. O Processo Aqua Habitacional avaliará o programa, a concepção e a construção dos edifícios para demonstrar a qualidade ambiental da obra.
por Ana Paula Rocha

A Fundação Vanzolini acaba de lançar a certificação da construção sustentável Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental) Habitacional, destinada exclusivamente para empreendimentos residenciais. O certificado avalia as três fases principais do edifício (programa, concepção e construção) para demonstrar a qualidade ambiental da obra.

Para obter a certificação, é necessário criar um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) para controlar o projeto em todas as fases, incluindo avaliação por auditoria presencial, e atender a 14 categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), criadas com base em critérios de desempenho. A adoção destes requisitos garante notas em três níveis: excelente, superior e bom.
Entre as determinações da certificação, estão a individualização dos medidores de consumo de água com determinadas características presentes na norma, a instalação de produção coletiva de água por aquecimento solar precedida de estudo técnico detalhado, inclusive, com garantia de resultados e, dentro do item gestão de energia, a norma prevê o uso de equipamentos com o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), além de lâmpadas economizadoras e iluminação das áreas comuns com sensores de presença.

Tanto o SGE quanto as categorias da QAE estão especificadas no Referencial Técnico do Processo AQUA para Edifícios Habitacionais. O conjunto de normas foi desenvolvido em parceria com a Cerqual, integrante do Grupo Qualitel, organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais sustentáveis na França.

Mais informações em http://www.vanzolini.org.br/

Desde 2007, a Fundação Vanzolini é detentora exclusiva do Processo AQUA para edifícios comerciais e de serviços, sendo que hoje já conta no país com a adesão de 14 empreendimentos, sete dos quais já certificados.

Meus comentários:

A partir de 2010, pelo EcoBuilding.com.br, o público poderá conhecer e se aprofundar na Certificação AQUA, inclusive podendo se tornar um auditor para o Processo AQUA, por meio dos cursos oferecidos em convênio da EcoBuilding com a Fundação Vanzolini.

Mais informações em:
www.ecobuilding.com.br

Nenhum comentário: