sexta-feira, 30 de julho de 2010

Aula Magna: Arquitetura e Desenvolvimento Sustentável

Especialista norte-americano fala sobre Arquitetura e Desenvolvimento Sustentável na UNICID

Arquiteto Rives Taylor, diretor de sustentabilidade em projetos do escritório Gensler, mostrará como projetar edifícios verdes

A Universidade Cidade de São Paulo – UNICID vai receber no dia 12 de agosto, das 19h30 às 21h, o arquiteto norte-americano Rives Taylor, diretor de sustentabilidade em projetos do Gensler, um dos maiores escritórios de Arquitetura e Design do mundo, e professor da Universidade de Houston (EUA). Na palestra “Design sustentável para um mundo melhor”, o especialista abordará projetos de sucesso desenvolvidos pelo escritório em todo o mundo com o selo LEED. A sigla, que em inglês significa “Leadership in Energy and Environmental Design” (LEED®), dá nome a uma certificação internacional para edifícios sustentáveis – residenciais e comerciais - concedida pelo Conselho de Construção Sustentável ("Green Building") dos Estados Unidos. Diferencial de mercado no Hemisfério Norte, o selo começa a ser cobiçado no país.

Segundo o Prof. Arq. Antonio Macêdo Filho, organizador da atividade e Diretor do Curso de Arquitetura da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, primeiro do país a ter ênfase em sustentabilidade das construções em sua estrutura, centenas de empreendimentos já estão buscando esta certificação no Brasil. “Uma construção verde é aquela que busca eficiência no uso de recursos como água, energia e materiais, assim como maior qualidade do ar, uso de luz natural e conforto térmico, com maior adequação do projeto às condições regionais em que a obra será implantada", explica.

De acordo com o Prof. Macêdo, as construções verdes no mundo e, em especial, nos Estados Unidos, já são uma realidade. "É um mercado que cresce 14,2% ao ano num universo de US$ 10 trilhões”, afirma. A explicação para esse número, segundo ele, é que as construções verdes reduzem o seu impacto no meio ambiente e o custo operacional dos edifícios.

Além do convidado internacional, experiências nacionais bem sucedidas serão apresentadas por Nelson Kawakami, Diretor Executivo do Green Building Council Brasil, em palestra a respeito das construções sustentáveis no Brasil e no mundo.

Informações e inscrições pelo telefone: (11) 2178-1389

SERVIÇO

Aula Magna: Arquitetura e Desenvolvimento Sustentável
Quando: dia 12/08, das 19h30 às 21h30
Onde: Auditório da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
Endereço: R. Cesário Galeno, 448 – Tatuapé – próximo a estação Carrão do Metrô

PROGRAMAÇÃO

Apresentação
Arquitetura Sustentável: Contexto e Tendências – Prof. Antonio Macedo Filho - UNICID

A Construção Sustentável no Brasil e no Mundo – Nelson Kawakami, Diretor Executivo do Green Building Council Brasil

Sustainable Design for a Better World – Rives Taylor, University of Houston / Gensler Architecture and Desing (EUA)

Mais informações em: http://www.unicid.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2967&sid=1795

Divulgação:

Aviv Comunicação
Daniela Nogueira / Silvia Dias
imprensa@cidadesp.edu.br
Tel: (11) 2178-1283

Comentário:
Saiba como se tornar um especialista em construção sustentável:

O Arq. Rives Taylor apresentará ainda o workshop: "How to become a LEED AP", na EcoBuilding, em São Paulo, no dia 13/08.

Mais informações em: http://www.ecobuilding.com.br/workshops/ ou (11) 2361 6659.

Nenhum comentário: