sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Universidade promove aula sobre sustentabilidade para futuros arquitetos

Aula Magna Arquitetura e Desenvolvimento Sustentável na UniCid
Por Thatiane Leme, para o Guia Decorar

O novo auditório da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo, ficou repleto de alunos e profissionais da área de arquitetura na última quinta-feira, dia 12. A instituição promoveu a “Aula Magna: Arquitetura para o Desenvolvimento Sustentável”, organizada pelo Prof. Arq. Antonio Macêdo Filho, diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo. O evento contou com a participação de ilustres palestrantes, como Nelson Kawakami, diretor do Green Building Council Brasil, e do arquiteto norte-americano Rives Taylor, diretor de sustentabilidade em projetos do Gensler, um dos maiores escritórios de Arquitetura e Design do mundo. Taylor também é professor da Universidade de Houston - Texas (EUA).

O objetivo desta aula especial foi levar aos futuros bacharéis da Universidade, um estudo aprofundado sobre as novas construções sustentáveis, que são cada vez mais importantes e necessárias para o futuro do planeta. O Prof. Macêdo abriu a palestra pontuando que este tema deve ser tratado com urgência. “As novas construções precisam ser mais bem planejadas, ter mais atenção quanto ao impacto que elas provocam no meio ambiente. Um bom projeto reflete na cidade, em seu entorno, em todo o País. O planeta está desequilibrado, é preciso planejar para mudar este cenário”, explicou o professor.

Macêdo ressaltou a importância de formar profissionais mais qualificados no assunto. “O bom arquiteto é aquele preocupado em se adequar às mudanças, em buscar conhecimento. Um projeto sustentável de sucesso precisa contar com a participação de diversos profissionais, uma criação coletiva. Todos terão de estudar de tudo um pouco, para atender as necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações”, afirmou o profissional.

Durante a sua explanação, o diretor do curso apresentou dados relevantes sobre os impactos das construções. “É preciso repensar a maneira de proceder daqui para frente. A construção civil é uma das atividades que mais causam impacto no meio ambiente, sendo responsável, somente no Brasil, por 21% no consumo de água, 25% da emissão de gases causadores do efeito estufa, 65% dos resíduos e 42% do consumo de eletricidade”, revelou.

O número de projetos registrados no sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação internacional para edifícios sustentáveis – residenciais e comerciais – concedida pelo US Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável dos EUA) aumentou de quatro registrados em 2007 para 191 em 2010, segundo o GBCB (Green Building Council Brasil). Desses, 80% estão localizados em São Paulo e 55% são comerciais. Atualmente, 18 obras já são certificadas no País.

De acordo com Nelson Kawakami, diretor do GBCB, essa expansão se deve ao fato de que os empresários já perceberam que as construções verdes reduzem o seu impacto na natureza e o custo operacional dos edifícios. “A adoção de práticas sustentáveis traz benefícios econômicos mensuráveis. Uma construção verde reduz de 8 a 9% os custos operacionais de um edifício comercial e amplia em 6,6% a taxa de retorno do imóvel, em 3,5% a taxa de ocupação e 3% o valor do aluguel", explicou.

Apesar de todas essas vantagens, Kawakami afirmou que o selo ainda precisa ser mais disseminado. "Há um grande potencial de crescimento no País. Para 2011, a meta é chegar a 400 prédios registrados para certificação. Para isso, é necessário ampliar a conscientização das pessoas, porque a redução de custos é importante, mas a mudança de postura é vital. O grande obstáculo continua sendo o desconhecimento por parte dos profissionais", disse.

Nos Estados Unidos, onde a certificação LEED está consolidada há anos com mais de 20 mil empreendimentos certificados, o Prof. Macêdo lembra que o mercado cresce 14,2% ao ano num universo de US$ 10 trilhões.

Alguns projetos americanos de sucesso com selo LEED foram apresentados pelo arquiteto norte-americano Rives Taylor, diretor de sustentabilidade em projetos do escritório Gensler, que conta com mais de 2,8 mil arquitetos atuando em todo o mundo.

Na palestra "Design sustentável para um mundo melhor", o especialista destacou que uma edificação que adota o LEED ganha em funcionalidade, performance e energia. "O usuário ganha em conforto e as empresas com o aumento da produtividade. Um exemplo disso são as construções em Houston. Lá, os novos empreendimentos só ganham o interesse de um comprador se possuir a certificação LEED”.

Nenhum comentário: