quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Projeto EcoHHouse testa produtos de construção sustentável

Por Gisele Eberspächer, para Atitude Sustentável, publicado em14/03/2011

EcoHHouse testa produtos de construção sustentável. Casa é construída em São Paulo para testar a eficiência de produtos sustentáveis

O projeto EcoHHouse foi fundado por três empresas (JBN Eletronics, Ambiental MS e Signal System) para mostrar como é possível viver de uma maneira mais sustentável. Junto com outros parceiros, o projeto está construíndo uma casa com recursos sustentáveis, com intenção de testar a eficiência dos itens, que podem ser aplicados em outras construções.

Para João Barassal Neto, coordenador geral do projeto, a casa irá apresentar três recursos fundamentais para a sustentabilidade: um sistema de reaproveitamento da água da chuva, a iluminação feita com tecnologia LED e o aquecimento de água por energia solar.

Modelo de fachada da EcoHHouse: recursos sustentáveis em teste. (Imagem: EcoHouse)

“A mudança de paradigma da maneira como as pessoas estão tratando o desperdício dos recursos naturais, está conscientizando cada vez mais as pessoas para se tornarem ecologicamente corretas e sustentáveis”, explica João.

Para repassar as informações para a sociedade e incentivar iniciativas já existentes no mercado, as empresas podem participar do projeto como parceiros – doando os produtos para que seja testados e aprovados pelo Grupo EcoHHouse. Depois de aprovados, esses produtos fazem parte de uma lista de fornecedores que podem usar a marca EcoHHouse em seus produtos.

João ainda fala que um dos maiores desafios da sustentabilidade hoje é a falta de acesso a produtos ou escolhas sustentáveis: “ A sustentabilidade já está fazendo parte do cotidiano, hoje vemos cada vez mais empresas e pessoas preocupam com o tema. Infelizmente ser sustentável ainda é caro, pois não temos políticas de incentivo de governos e prefeituras para que este custo caia ou se tornem mais baratos com a diminuição de impostos para quem as utilizar”, finaliza.

A casa é em São Paulo e as etapas de construção podem ser acompanhadas pelo: http://www.ecohhouse.com.br/

Nenhum comentário: