quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Prédio sustentável na Austrália é escolhido o melhor do mundo de 2014, segundo CTBUH

Publicado originalmente em Veja (online), em 11/11/2014
One Central Park, Sydney, Austrália

One Central Park, Sydney, Austrália (Kok Kai Ng/Getty Images)

O One Central Park, em Sydney, venceu uma disputa envolvendo construções de 88 países. Integração com a natureza foi decisiva para a escolha dos jurados

O prédio One Central Park, localizado em Sydney, na Austrália, foi eleito o melhor de 2014 pelo Conselho de Grandes Construções e Habitat Urbano (CTBUH, na sigla em inglês), uma respeitada organização voltada para a arquitetura de prédios ao redor do mundo. Os jurados avaliaram construções de 88 países durante quase um ano para chegar à decisão. Segundo comunicado enviado à imprensa, o design sustentável do prédio foi determinante para a escolha dos especialistas. "Todas essas iniciativas sustentáveis que estamos fazendo realmente existirão se ninguém puder notá-las? Nossas escolhas por um futuro sustentável não podem ser feitas no futuro. Elas precisam ser feitas hoje", afirmou Bertram Beissel, responsável por supervisionar a construção do prédio vencedor.  
O regulamento desenvolvido pelo CTBUH diz que a premiação é destinada a novos projetos que oferecem contribuições extraordinárias para o avanço na construção de prédios e para o ambiente urbano. O One Central Park utiliza duas raras tecnologias que permitem o cultivo de plantas em torno do perímetro de todos seus níveis. 
O One Central Park também venceu uma eleição popular realizada pelo CTBUH. O resultado foi mantido em segredo até o parecer dos jurados ser divulgado. O concurso também premiou os melhores projetos por continente.
Confira abaixo os vencedores do concurso em cada continente:
Os quatro "melhores prédios" de 2014:

One Central Park, em Sydney, na Austrália
(Vencedor do concurso geral e da disputa entre os continentes asiático e oceânico)

De Rotterdam, Roterdã, Holanda
(Vencedor da disputa na Europa)

Prédio Federal Edith Green-Wendell Wyatt, em Portland, EUA(Vencedor da disputa no continente americano)

Torre Cayan, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
(Vencedor da disputa entre o Oriente Médio e África)


Nenhum comentário: